• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
Você está em: Início > Cursos > Licenciaturas > LCRP
Autenticação

Documentação

Comunicação e Relações Públicas

Sigla: LCRP
Departamento: Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto
Grau: Licenciatura
Início de Funcionamento: 2007/08
Coordenador: Handerson Webber Aguiar Engrácio

Descrição

  • O ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado(a) em Comunicação e Relações Públicas  tem 180  unidades de créditos (ECTS) e uma duração curricular de 3 anos (6 semestres) .

    Habilitações:
    Regime geral de acesso: para se candidatarem através do regime geral, os estudantes devem satisfazer as seguintes condições: ter aprovação num curso de ensino secundário ou habilitação nacional ou estrangeira legalmente equivalente; ter realizado as provas de ingresso exigidas para o curso a que se candidata com a classificação igual ou superior à mínima fixada.
    Provas de ingresso - uma das seguintes provas: 06 Filosofia, 09 Geografia, 11 História, 18 Português
    Fórmula de cálculo: Provas de ingresso: 35%;  Média do secundário 65%
    Preferência regional - Área de influência: Vagas: 30%
    Aveiro, Bragança, Castelo Branco, Guarda, Porto, Vila Real, Viseu
    Outros acessos preferenciais - Cursos com acesso preferencial: Vagas: 10%
    381,565,602,604


    Objetivos:
    O curso de Comunicação e Relações Públicas pretende formar profissionais que reúnam competências transversais ao nível da comunicação social e organizacional.
    O profissional/comunicador de relações públicas deve ter um conhecimento operativo geral de todas as técnicas de comunicação social e organizacional, e específico nas relações públicas. Deve ser capaz de um uso eficiente e crítico das novas tecnologias da comunicação e da informação, sem descurar a capacidade de interagir direta e proximamente com o outro, e dotado de flexibilidade e capacidade de adaptação a novos contextos e paradigmas sociais, culturais, económicos e, obviamente, comunicacionais.


    Perfil de Entrada:
    Alunos das áreas das Humanidades e Gestão.
    Capacidade de comunicação oral e escrita.
    Domínio do português, ao nível falado e escrito, revelando boas capacidades de comunicação em grupo.
    Gosto por interagir com diferentes públicos e boa capacidade de relacionamento.
    Inglês, Francês e Castelhano escrito e falado.
    Capacidade para a utilização de tecnologias da Informação e Comunicação. Habilidade para o uso de ferramentas informáticas.
    Capacidade de estruturação, organização, análise e trabalho em equipa.
    Dinâmismo e curiosidade por novos métodos e tecnologias, disponibilidade para o contacto com diferentes realidades espaciais e socioeconómicas.


    Metodologias:
    Nas unidades curriculares deste ciclo de estudos transparece a preocupação em adotar métodos didáticos consentâneos com os preceitos de Bolonha, procurando alcançar os objetivos propostos, quer de cada UC, quer os objetivos gerais do curso. Os princípios orientadores definidos para o plano de estudos, os conteúdos programáticos e as metodologias de ensino e aprendizagem são: a relação adequada entre teoria, técnica e prática; a implicação ativa dos alunos na aprendizagem; uma postura crítica relativamente à realidade, mormente a comunicacional; ligação efetiva, gradual e diversificada ao mundo laboral; flexibilidade científica e técnica; promoção da criatividade e articulação das componentes humana e técnico-científica.


    Perfil de Saída:
    O plano de estudos assegura a aquisição e desenvolvimento das seguintes competências gerais: capacidade de trabalhar em equipa e de liderança; capacidade de negociação/argumentação; capacidade de planeamento, coordenação e organização; capacidade de adaptação às novas tecnologias; capacidade de desenvolver raciocínio lógico e analítico; capacidade criativa e de inovação; capacidade de síntese; capacidade de adaptação a novas situações organizacionais; capacidade de comunicação oral e escrita, incluindo língua estrangeira; capacidade de tomar decisões, gerir e resolver problemas; capacidade de tomar iniciativas e assumir responsabilidades; capacidade de compreensão da comunicação em contextos diferenciados; capacidade de equacionar soluções e pensar estrategicamente.


    Saídas Profissionais:
    O curso procura responder às necessidades atuais e futuras da região de influência do Instituto Politécnico da Guarda, cujo tecido institucional e empresarial carece de profissionais de comunicação e relações públicas capazes de conceber e desenvolver internamente estratégias e suportes.
    Os diplomados poderão enquadrar-se profissionalmente como técnicos de comunicação e/ou relações públicas em: empresas de comunicação social; empresas em geral;organismos da administração central, regional e local; outras instituições.


    Empregabilidade:
    Informação sobre a taxa de empregabilidade do curso disponível aqui.


    DGES - Direção Geral do Ensino Superior
    Licenciatura - 1º ciclo
    Acreditação e registo: Com Acreditação em 2018, por 6 anos
    Limite de vagas fixado: 50
    Registo inicial:R/A-Ef 220/2011 de 18-03-2011


    A3ES - Agência de Avaliação e Creditação do Ensino Superior
    Acreditação A3ES


    Relatórios de Direção de Curso
    Ver documentos
  • Diplomas

    • Comunicação e Relações Públicas

    Áreas Científicas

    • Marketing e Publicidade

    Planos de Estudo