• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
Você está em: Início > Cursos > Mestrados > MCAS
Autenticação

ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Ciências Aplicadas à Saúde

Sigla: MCAS
Departament: Escola Superior de Saúde
Grau: Mestrado
Início de Funcionamento: 2018/19
Diretor(a): Maria De Fátima Dos Santos Marques Roque
Planos de Estudo:

Descrição

OBJETIVOS
A Escola Superior de Saúde da Guarda em associação com a Escola Superior de Saúde de Bragança, lecionam o Mestrado em Ciências Aplicadas à Saúde.
Neste Mestrado estão contemplados um conjunto coerente de áreas de estudo de especialização clínica e profissional, que correspondem ao desenvolvimento de conhecimentos e competências em duas áreas fundamentais e prioritárias em saúde: a intervenção comunitária e a biotecnologia.
Pretende-se promover o espírito de inovação, investigação, empreendedorismo e intervenção/integração no mercado de trabalho.
O ramo de Intervenção Comunitária visa a aquisição de conhecimentos e competências nas áreas do aconselhamento, informação, monitorização e prestação de cuidados de saúde.
O ramo de Biotecnologia visa a aquisição de conhecimentos e competências na área da biotecnologia aplicada, nomeadamente no design, análise, diagnóstico, tratamento, desenvolvimento e monitorização em saúde.

MODELO DE FORMAÇÃO
Um modelo de aprendizagem MISTO através de:
» Lecionação efetuada com aulas presenciais, em cada uma das instituições parceiras e à distância por videoconferência, potenciando-se a utilização das novas tecnologias como forma de atualização do conhecimento
» Equilíbrio entre o formato de lecionação expositivo e participativo.

LOCAL DE FUNCIONAMENTO
As aulas serão lecionadas a partir das instalações da ESS do IPG ou ESSa do IPB, sendo transmitidas por videoconferência para a instituição parceira, podendo os alunos assistir presencialmente numa destas instituições. Excecionalmente, os alunos poderão acompanhar as aulas sem se deslocarem às instituições promotoras desta formação, desde que os sistemas tecnológicos disponíveis permitam efetuar um adequado acompanhamento das matérias e participação do aluno nas aulas.

CARACTERIZAÇÃO
CÓDIGO:
CICLO:
ÁREA CNAEF: Saúde
Biologia e Bioquímica
IDIOMA DE ENSINO: Português
DURAÇÃO: Três semestres letivos
CRÉDITOS TOTAIS: 90 unidades de crédito (ECTS)

CONDIÇÕES DE ACESSO
NÚMERO DE VAGAS A definir no Edital conjunto entre Institudo Politécnico da Guarda e Instituto Politécnico de Bragança
PROVAS DE INGRESSO Podem candidatar-se ao acesso a o ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) Titulares do grau de licenciado na área da Saúde ou das Ciências da Vida ou equivalente legal;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro na área da Saúde das Ciências da Vida conferido na sequência de um 1.o ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro na área da Saúde das Ciências da Vida que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos;
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos.

Comissão Científica
António Nogueira
Juliana Souza
Fátima Roque
Paula Coutinho (Diretora do Curso)
Mais informações Candidaturas aos Mestrados

ACREDITAÇÃO E REGISTO
Direção-geral do Ensino Superior (DGES)
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)

RELATÓRIOS
Autoavaliação do Curso
Direção do Curso