Sigla: | TAL |
Departament: | Escola Superior de Saúde |
Grau: | Técnico Superior Profissional |
Início de Funcionamento: | 2022/23 |
Diretor(a): | Sónia Alexandra Pereira Miguel |
Planos de Estudo: |
OBJETIVOS | ||||||||||||||||
Implementar, otimizar e atualizar as metodologias e técnicas laboratoriais que permitirão análises físico-químicas, microbiológicas e bioquímicas em ambiente laboratorial, garantindo o seu funcionamento, respeitando as normas de segurança e os procedimentos definidos no âmbito da acreditação e certificação, e promovendo a melhoria contínua do controlo de qualidade analítica da empresa ou laboratório de análises. | ||||||||||||||||
ATIVIDADES PRINCIPAIS | ||||||||||||||||
» Planear, otimizar e executar ensaios e/ou análises para caracterizar as propriedades físicas, químicas, bioquímicas, microbiológicas, imunológicas e celulares de um produto e/ou amostra » Organizar o plano de amostragem e, utilizando as operações básicas de laboratório, efetuar a pré -preparação da amostra e realizar a amostragem » Planear e executar a metodologia mais adequada de acordo com o tipo de amostra e o objetivo da análise » Planear, controlar e otimizar o processo de preparação dos materiais e equipamentos necessários à realização de análises e ou ensaios, tendo em conta a natureza e os objetivos do trabalho » Executar, avaliar e validar procedimentos, cálculos estatísticos e respetivos relatórios relativos a dados recolhidos no âmbito dos ensaios laboratoriais realizados » Preparar, acondicionar, conservar e controlar os reagentes, os produtos e os materiais » Realizar operações unitárias à escala piloto num contexto de produção » Promover e garantir o respeito pelas normas de segurança e os procedimentos definidos no âmbito dos processos de acreditação e certificação » Validar e efetuar o controlo de qualidade analítica na empresa ou laboratório de análises » Aplicar as tecnologias de informação e comunicação próprias do laboratório |
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ÁREAS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO | ||||||||||||||||
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CARACTERIZAÇÃO | ||||||||||||||||
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CONDIÇÕES DE ACESSO | ||||||||||||||||
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RELATÓRIOS | ||||||||||||||||
Sem relatórios |