Sigla: | TGN |
Departament: | Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto |
Grau: | Técnico Superior Profissional |
Início de Funcionamento: | 2021/22 |
Diretor(a): | Ana Isabel Ventura Lopes Ferreira |
Planos de Estudo: |
OBJETIVOS | ||||||||||
O técnico especialista nesta área realiza, de uma forma autónoma ou integrados em equipas, projetos de interpretação e educação patrimonial, natural e cultural, contribuindo para a promoção e a consciencialização da sustentabilidade e conhecimento dos territórios. | ||||||||||
ATIVIDADES PRINCIPAIS | ||||||||||
» Classificar territórios de acordo com as suas características geomorfológicas, biológicas e culturais; » Identificar a fauna, a flora e a geomorfologia de um território e da sua paisagem; » Planear, executar e avaliar atividades de educação ambiental que potencializem a valorização de territórios classificados; » Inventariar e georreferenciar recursos patrimoniais, naturais e culturais; » Supervisionar e acompanhar trabalhos de inventariação, recenseamento e distribuição de recursos patrimoniais naturais e culturais; » Realizar trabalhos de interpretação e educação patrimonial, natural e cultural, ajustados a vários públicos e múltiplos contextos; » Gerir e coordenar visitas de grupos de pessoas a parques e reservas naturais, assim como outras áreas classificadas do território, como as Reservas Biosfera e os Geoparques Mundiais da Unesco; » Acompanhar grupos heterogéneos, interessados no conhecimento da natureza; » Planear e executar atividades de interpretação potenciadoras da valorização do património natural, inserido no seu contexto; » Coordenar projetos e ou programas de investigação na natureza quer relacionados com os recursos geológicos, quer com os recursos biológicos; » Desenvolver projetos relacionados com a preservação e promoção turística dos recursos endógenos, com respeito pela conservação e valorização patrimonial; » Consciencializar para a importância de comportamentos sustentáveis na manutenção e valorização dos territórios; » Valorizar de uma forma educativa, turística e social o conhecimento dos territórios. |
||||||||||
SAÍDAS PROFISSIONAIS | ||||||||||
Sem informação | ||||||||||
ÁREA DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO | ||||||||||
Sem informação | ||||||||||
LICENCIATURAS DE ACESSO COM DISPENSA DA PROVA DE INGRESSO | ||||||||||
Sem informação | ||||||||||
CARACTERIZAÇÃO | ||||||||||
|
||||||||||
CONDIÇÕES DE ACESSO | ||||||||||
|
||||||||||
RELATÓRIOS | ||||||||||
Direção de Curso |