• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
Você está em: Início > Cursos > Mestrados > MEBMCN
Autenticação

ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico

Sigla: MEBMCN
Departament: Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto
Grau: Mestrado
Diplomas:
  • Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico
Fim: 2017/18
Início de Funcionamento: 2010/11
Diretor(a): Pedro José Arrifano Tadeu
Planos de Estudo:

Descrição

O ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico  tem  120  unidades de créditos (ECTS) e uma duração curricular de 2 anos (4 semestres) .

Habilitações:
O acesso aos cursos de mestrado de Educação, obrigatórios para ingresso na profissão (Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico; Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico), está sujeito às seguintes condicionantes:
1. É condição geral de ingresso nos ciclos de estudos conducentes ao grau de mestre em cada uma das especialidades dos mestrados supra referidos, o domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica. Competirá ao júri avaliar do cumprimento desta condição geral podendo seguir a metodologia que considere mais adequada, de entre provas escritas ou orais,entrevistas ou provas documentais, ou uma combinação destas.
2. É condição específica para o ingresso num ciclo de estudos conducente ao grau de mestre numa das especialidades atrás referidas, ser titular da licenciatura em Educação Básica.

Objetivos:

O objetivo fundamental do curso é facultar uma formação científica, psicopedagógica e técnica aos futuros docentes, visando a sua intervenção qualificada nos níveis e ciclos concernentes. A estruturação do curso visa o desenvolvimento progressivo e integrado dos conhecimentos relativos às diversas componentes, das capacidades, atitudes e competências gerais, transversais e específicas, por meio de metodologias de ensino diversificadas, contando com as que se podem aplicar nas sessões presenciais (de natureza teórica, teóricoprática, prática, laboratorial e de atelier) e com as que se desenvolvem melhor pelo trabalho de campo, seminário, realização de projetos de investigação, ou orientação tutorial.
A meta fundamental do curso é conferir o domínio de um conjunto diversificado de saberes interrelacionados de nível superior e proporcionar-lhe as competências da sua aplicação às atividades concretas a desenvolver no âmbito da capacidade prevista no perfil profissional visado.

Perfil de Entrada:
Podem candidatar-se a este ciclo de estudos:
a) Titulares da licenciatura em Educação Básica ou equivalente;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha, por um Estado aderente a este processo, que satisfaçam os requisitos de créditos mínimos fixados de formação;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado, pelo Conselho Científico, que satisfaçam os requisitos de créditos mínimos fixados de formação;
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos, pelo Conselho Científico, que satisfaçam os requisitos de créditos mínimos fixados de formação.

Áreas Científicas

  • Prática do Ensino Supervisionada