O ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado(a) em Desporto, Condição Física e Saúde tem 180 unidades de créditos (ECTS) e uma duração curricular de 3 anos (6 semestres) .
Habilitações:
Provas de Acesso: Uma das seguintes provas: 02 Biologia e Geologia 17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais 18 Português
Classificações mínimas: Nota de candidatura: 95 Provas de ingresso: 95
Fórmula de Cálculo: Média do secundário: 60% Provas de ingresso: 40%
Preferências: Área de influência: Percentagem de vagas: 50.0% Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Porto, Santarém, Vila Real, Viseu, R. A. Açores e R. A. Madeira
Outras Informações: Cursos com acesso preferencial: Percentagem de vagas: 10%
CTeSPs em: » Acompanhamento de Crianças e Jovens » Desportos de Montanha » Desporto » Exercício Físico e Saúde » Treino Desporto » Gerontologia » Turismo de Saúde e Bem-Estar
Objetivos: A licenciatura em Desporto, Condição Física e Saúde, visa proporcionar uma sólida formação na área do exercício direcionado para a promoção da saúde em populações aparentemente saudáveis ou com determinadas condições especiais ou clínicas. Pretende assim capacitar profissionais para atuarem, com competência e compromisso, na área da condição física e saúde, em diferentes organizações/entidades.
Perfil de Entrada: Alunos dos cursos gerais do ensino secundário das áreas de Ciências e Tecnologia, Cursos de Especialização Tecnológica (CET) e Cursos Superiores Técnicos Profissionais, com motivação para área do Desporto, Condição Física e Saúde.
Metodologias: As práticas de ensino-aprendizagem incluem metodologias ativas, de forma a fomentar o trabalho autónomo dos estudantes, em que o ensino teórico é complementado com ensino teórico-prático, prático e laboratorial. A unidade curricular de estágio permitirá desenvolver competências em contexto profissional na área da condição física e saúde, favorecendo desta forma a rápida integração do estudante no mercado do trabalho.
Perfil de Saída: O presente curso desenvolve conhecimentos, aptidões e competências que permitem aos estudantes: » conhecer os pressupostos epistemológicos do desporto, condição física e seu impacto na saúde e bem-estar do ser humano; » planear, prescrever e aplicar programas de exercício físico, individualizados ou em grupo, adequados a populações aparentemente saudáveis ou com diferentes condições clínicas (ex. obesidade, hipertensão, diabetes); » realizar avaliações da aptidão física e de parâmetros fisiológicos relacionados com o exercício e a saúde e saber interpretá-los adequadamente; » coordenar e desenvolver atividades de gestão técnica e qualidade de ginásios, health clubs e outras entidades equivalentes; » planear e conduzir programas de atividade física e de promoção da saúde e do bem-estar físico das populações, assim como de vigilância em saúde pública, adequando-os a diferentes populações e contextos de implementação (e.g. programas comunitários com diferentes populações); » desenvolver competências que permitam a aprendizagem ao longo da vida na área da atividade física, condição física e saúde.
Saídas Profissionais: Os diplomados em Desporto, Condição Física e Saúde, estão aptos para desenvolver as suas atividades: » Em centros de fitness e associações desportivas, nomeadamente ginásios, academias, estúdios de condição física, boxes de crosstraining e empresas de treino personalizado; » Em complexos de piscinas; » Em programas comunitários desenvolvidos pelas câmaras municipais; » Em empresas na promoção e implantação de programas de atividade física e de combate ao sedentarismo; » Em entidades públicas ou privadas (clínicas de saúde) no acompanhamento de programas de atividade físicas dirigidos para populações com determinadas condições especiais ou clínicas; » Em equipas técnicas desportivas, na área da preparação física; » Em empresas de atividades de exploração de natureza; » Na gestão técnica e da qualidade de centros de fitness e complexos desportivos. » Nos programas de atividades de enriquecimento curriculares (AEC) ¿ Atividade Física e Desportiva do 1º ciclo do ensino básico (cf. Despacho n.º 14460/2008).
DGES - Direção Geral do Ensino Superior Licenciatura - 1º ciclo Com Acreditação prévia em 2020, por 6 anos Limite de vagas fixado: 30 Registo inicial: R/A-Cr 170/2020 de 20-11-2020
A3ES - Agência de Avaliação e Creditação do Ensino Superior Acreditação A3ES