Sigla: | TRIIS |
Departament: | Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto |
Grau: | Técnico Superior Profissional |
Início de Funcionamento: | 2019/20 |
Diretor(a): | Luísa Maria Lucas Queiróz De Campos |
Planos de Estudo: |
OBJETIVOS | ||||||||||
Gerir o diálogo intercultural e assegurar o entendimento entre pessoas de culturas diferentes e diversas instituições públicas e privadas e organizações de intervenção social, preparando tanto a integração social de migrantes como o seu acolhimento. | ||||||||||
ATIVIDADES PRINCIPAIS | ||||||||||
» Colaborar no desenvolvimento da autonomia dos indivíduos de grupos sociais vulneráveis dentro da comunidade portuguesa através de aprendizagens de competências interculturais. » Gerir o processo de inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo crianças, jovens e adultos de comunidades de migrantes e minorias étnicas. » Gerir questões de integração na comunidade anfitriã, de coesão social e de desenvolvimento sustentável da sociedade. » Gerir o diálogo intercultural no sentido de gerir diversidades linguísticas, estereótipos culturais e intolerância em contextos de diferentes comunidades. » Monitorizar o entendimento, por parte dos migrantes, do funcionamento de instituições de saúde, de educação, de imigração e fronteiras, bancárias, de segurança social, de emprego e formação e de apoio social e humanitário. » Estabelecer contactos entre indivíduos e grupos de diferentes raízes culturais. » Gerir o entendimento entre os vários intervenientes do contexto escolar. » Colaborar com organizações de intervenção social junto de pessoas e grupos vulneráveis. » Monitorizar a criação de um ambiente multicultural por parte das instituições em relação aos migrantes. » Elaborar processos de identificação de necessidades e problemas sociais de migrantes e minorias étnicas. » Escrever relatórios e outros documentos, caracterizando contextos e circunstancialismos sociais. |
||||||||||
SAÍDAS PROFISSIONAIS | ||||||||||
Sem informação | ||||||||||
ÁREA DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO | ||||||||||
|
||||||||||
LICENCIATURAS DE ACESSO COM DISPENSA DA PROVA DE INGRESSO | ||||||||||
Sem informação | ||||||||||
CARACTERIZAÇÃO | ||||||||||
|
||||||||||
CONDIÇÕES DE ACESSO | ||||||||||
|
||||||||||
RELATÓRIOS | ||||||||||
Sem relatórios |