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Gestão do Turismo e da Hospitalidade

Sigla: LGTH
Departamento: Escola Superior de Turismo e Hotelaria
Grau: Licenciatura
Início de Funcionamento: 2022/23

Descrição

  • O ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado(a) em Gestão do Turismo e da Hospitalidade  tem 180  unidades de créditos (ECTS) e uma duração curricular de 3 anos (6 semestres) .

    Habilitações:

    Provas de Acesso:
    Uma das seguintes provas: 04 Economia, 16 Matemática, 18 Português

    Classificações mínimas:
    Nota de candidatura: 95
    Provas de ingresso: 95


    Fórmula de Cálculo:
    Média do secundário: 65%
    Provas de ingresso: 35%


    Preferências:
    Área de influência: Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu, R. A. Açores e R. A. Madeira
    Percentagem de vagas: 50.0%


    Nota de Candidatura do último colocado:
    Ano letivo 2021/2022:
    1ª Fase (n/a)
    2ª Fase (n/a)



    Objetivos:

    Objetivos gerais definidos para o ciclo de estudos:
    A Gestão do Turismo e da Hospitalidade é um ciclo de estudo que pretende aliar a gestão e a inovação ao turismo. Decorrente dos desafios emergentes que se colocam ao turismo devido aos constantes avanços tecnológicos e científicos e atualmente também devido à pandemia de Covid-19, torna-se necessário incrementar e diversificar a oferta de formação especializada na área, com o objetivo de formar profissionais de turismo cada vez mais habilitados, mais capazes, mais eficientes e mais eficazes, de forma a dar resposta às atuais, futuras, e reais situações que se colocam cada vez com maior frequência, quer a nível regional, quer a nacional e/ou internacional.
    A gestão, a inovação e o turismo são áreas interdisciplinares que fazem com que esta oferta formativa possa vir a ser uma formação de excelência que permitirá dar resposta às exigências atuais e futuras do mercado, nomeadamente a questões relacionadas com a inovação, gestão, sustentabilidade e digitalização/tecnologia.

    Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências) a desenvolver pelos estudantes:
    Pretende-se formar profissionais de turismo dotados de conhecimentos de diferentes áreas técnico científicas (gestão, turismo e hospitalidade), com o objetivo de potenciarem o turismo, através da aplicação de conhecimentos desenvolvidos, atualizados e consolidados:
    - Formar profissionais que sejam capazes de dar resposta aos desafios atuais e futuros do setor do turismo;
    - Planear, desenvolver e implementar soluções;
    - Aplicar princípios básicos da gestão em soluções para o turismo;
    - Desenvolver competências na área da inovação, da comunicação e das tecnologias;
    - Habilitar os profissionais para o exercício profissional autónomo, científico e tecnicamente rigoroso;
    - Formar profissionais, com as competências e capacidades necessárias para desenvolver, coordenar e controlar intervenções no âmbito do turismo;
    - Promover a inovação de forma a esta ajudar no desenvolvimento de novos projetos turísticos baseados na sustentabilidade social, ambiental e económica.


    Perfil de Entrada:
    - Estudantes de todas as vias do ensino secundário, de qualquer área de formação, preferencialmente da área económico-social;
    - Estudantes provenientes de Cursos Técnico Superiores Profissionais das áreas do Turismo, da Hotelaria ou da Restauração, com motivação, gosto pelo contacto com pessoas e sentido de organização, gestão e liderança;
    - Empreendedores nas áreas do turismo, hotelaria e restauração;
    - Quadros de empresas com responsabilidade nas áreas do turismo, hotelaria e restauração;
    - Os titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico da ESTH.

    Metodologias:
    As metodologias de ensino a utilizar no ciclo de estudos de Gestão do Turismo e da Hospitalidade pretendem dotar os seus profissionais de conhecimentos, que lhes permitam responder às necessidades reais do mercado nas diferentes áreas de abrangência do ciclo de estudos.

    Estas metodologias surgem no contexto de valorização da autonomia, autogestão, prática, utilidade e protagonismo do aluno no processo de aprendizagem, no seguimento do preconizado pela Declaração de Bolonha.

    Assim, num mundo marcado por rápidas mudanças, os estudantes querem alternativas às abordagens antigas e passivas, que pouco ajudam na construção do saber atual. Pretende-se, pois, investir em formatos inovadores para garantir uma maior qualidade no aproveitamento dos assuntos aprendidos por parte dos alunos, com o fim de que os mesmo se tornem aplicáveis no dia-a-dia.

    De forma a atingir as metas referidas anteriormente serão aplicadas as seguintes metodologias de ensino no ciclo de estudos de Gestão do Tursmo e da Hospitalidade:
    (i) Aprendizagem baseada em projetos e em problemas (Problem-Based Learning ¿ PBL); (ii) Aprendizagem baseada em equipas (Team-Based Learning ¿ TBL); (iii) Ensino Híbrido; (iv) Sala de aula invertida; (v) Aprendizagem entre pares; (vi) Gamificação e (vii) Cultura maker (faça-você-mesmo).

    A aplicação destas metodologias de ensino fará com que o aluno seja o centro do processo ensino-aprendizagem permitindo-lhes:
    - Ser os protagonistas da própria aprendizagem;
    - Ganhar confiança para lidar com problemas e situações reais;
    - Ter maior autonomia;
    - Aumentar o prazer em aprender;
    - Fortalecer a autoconfiança;
    - Potenciar a preparação e o crescimento profissional.


    Perfil de Saída:
    A Licenciatura em Gestão do Turismo e da Hospitalidade pretende dotar os alunos com capacidades de supervisão de operacionais e/ou responsabilidade pela aplicação e transmissão de um saber pericial especializado de nível médio-superior, com competências gerais de natureza instrumental e de enquadramento da atividade turística; interpessoais e de gestão de recursos humanos; sistémicas e conceptuais.

    O diplomado em Gestão do Turismo e da Hospitalidade fica com competências de:
    - Coordenação e operacionalização de atividades/operações turísticas em instituições públicas e privadas;
    - Conceção, organização e gestão de operações turísticas especializadas;
    - Coordenação e controlo das diferentes áreas funcionais das empresas turísticas;
    - Gestão e administração de diferentes tipos de empresas/unidades de alojamento;
    - Relacionamento interpessoal, científicas e técnicas para propor e avaliar soluções teóricas e práticas para os problemas complexos com que se deparam atualmente as diversas áreas do turismo.

    Saídas Profissionais:
    Os diplomados em Gestão do Turismo e da Hospitalidade têm como saída profissional diversos setores de atividade, direta ou indiretamente, ligados ao Turismo, com especial relevância para os seguintes:
    - Operadores turísticos e agências de viagens;
    - Empresas de alojamento;
    - Parques de entretenimento e lazer (parques temáticos);
    - Empresas de transportes/cruzeiros/companhias aéreas;
    - Empresas de aluguer de automóveis;
    - Organismos estatais centrais, regionais e locais ligados ao turismo;
    - Empresas de organização e gestão de eventos;
    - Empresas de Consultoria em Turismo;
    - Ensino e investigação;
    - Formação profissional;
    - Criação de empresas de serviços turísticos (autoemprego).
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