• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
Você está em: Início > Cursos > Licenciaturas > LM
Autenticação

Documentação

Marketing

Sigla: LM
Departamento: Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Grau: Licenciatura
Início de Funcionamento: 2006/07
Coordenador: Ascensão Maria Martins Braga

Descrição

  • O ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado(a) em Marketing  tem 180  unidades de créditos (ECTS) e uma duração curricular de 3 anos (6 semestres) .

    Habilitações:
    Regime Normal: 12º ano de escolaridade e aprovação em uma das provas de Ingresso: 04 Economia ou 06 Filosofia ou 13 Inglês ou 18 Português

    Objetivos:
    Um licenciado em Marketing, deve ser capaz de:
    Perceber o funcionamento da Organização, a sua missão e objectivos, os bens que produz/comercializa ou os serviços que presta;
    Apreender de forma abrangente todas as vertentes do Marketing;
    Conhecer a linguagem económico-financeira que lhe permita interpretar os indicadores de Gestão Comercial;
    Compreender e antecipar as necessidades dos consumidores//utilizadores;
    Planear e executar planos estratégicos e operacionais de marketing;
    Projectar e aplicar estudos de mercado;
    Fazer segmentação de mercados;
    Conhecer e aplicar técnicas de marketing

    Declaração de retificação n.º 524/2012 (Diário da República, 2.ª série ¿ N.º 76 ¿ 17 de abril de 2012)

    Perfil de Entrada:

    Regime Normal - com condições a definir pela entidade competente, tendo por base o artigo 12º da Lei nº 49/2005, de 30 de Agosto, que aprovou a segunda alteração à Lei de bases do sistema educativo e a primeira alteração à Lei de bases do financiamento do ensino superior;
    Regime de estudantes maiores de 23 anos, a quem a ESTG do IPG reconheça com base na experiência anterior, capacidades e competências que os qualifiquem para o ingresso, conforme Ante-Projecto de Decreto-Lei de Condições especiais de acesso e ingresso no ensino superior;
    Regime dos Cursos de Especialização Tecnológica (CET), sendo a formação realizada no CET creditada no âmbito do curso superior em que o titular do diploma de especialização tecnológica seja admitido, isto independentemente da via de acesso que tenha utilizado, conforme o artigo 29º do Projecto de Decreto-Lei dos Cursos de Especialização Tecnológica;
    Regime Especial - enquadrado na Proposta de Regulamento Interno para Oferta de Disciplinas Isoladas da ESTG, tendo por base a alínea a) do nº 5 do art. 1º da Proposta de Lei que regula a organização de diplomas do Ensino Superior.¿


    Metodologias:

    As metodologias de avaliação da aprendizagem em cada disciplina/unidade curricular devem ter em consideração:
    os objectivos do curso e da disciplina/unidade curricular;
    as metodologias de ensino e aprendizagem;
    os conteúdos programáticos;
    os meios facultados ao aluno.
    A avaliação da aprendizagem pode ser de três tipos:
    avaliação contínua;
    avaliação periódica;
    avaliação por exame final.


    Perfil de Saída:
    Perceber o funcionamento da Organização, a sua missão e objectivos, os bens que produz/comercializa ou os serviços que presta;Apreender de forma abrangente todas as vertentes do Marketing;Conhecer a linguagem económico-financeira que lhe permita interpretar os indicadores de Gestão Comercial (quotas de mercado, volume de vendas, índices de penetração, share of voices, etc.); Compreender e antecipar as necessidades dos consumidores/utilizadores; Planear e executar planos estratégicos e operacionais de marketing; Projectar e aplicar estudos de mercado; Fazer segmentação de mercados; Conhecer e aplicar técnicas de marketing; Explicar o nível de implicação das decisões de marketing na rendibilidade da empresa; Conhecer e aplicar ferramentas das tecnologias de informação e comunicação; Mobilizar conhecimentos de ciências sociais e humanas; Conhecer e aplicar métodos e técnicas de investigação social; Adquirir elevada capacidade de expressão comunicacional; Comunicar em língua estrangeira.


    Saídas Profissionais:
    Os diplomados em Marketing poderão aceder a um leque variado de funções profissionais, tais como:
    - Director de Marketing;
    - Analista de Mercado;
    - Gestor de Produto e Marcas;
    - Técnico Comercial;
    - Técnico de Publicidade;
    - Técnico de Relações Públicas;
    - Responsável de Imagem;
    - Responsável pela Criação e Lançamento de Novos Produtos e Serviços.

    Empregabilidade:
    Informação sobre a taxa de empregabilidade do curso disponível aqui.


    DGES - Direção Geral do Ensino Superior
    Licenciatura - 1º ciclo
    Acreditação e registo:Com Acreditação em 2019, por 6 anos
    Limite de vagas fixado: 27
    Registo inicial:R/A-Ef 235/2011 de 18-03-2011
    Registos de alteração:R/A-Ef 235/2011/AL01 de 29-04-2020


    A3ES - Agência de Avaliação e Creditação do Ensino Superior
    Acreditação A3ES


    Relatórios de Direção de Curso
    Ver documentos

  • Diplomas

    • Marketing

    Áreas Científicas

    • Marketing e Publicidade

    Planos de Estudo