• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
Você está em: Início > Cursos > Licenciaturas > LM
Autenticação

Documentação

Marketing

Sigla: LM
Departament: Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Grau: Licenciatura
Início de Funcionamento: 2006/07
Diretor(a): Ascensão Maria Martins Braga

Descrição

  • OBJETIVOS
    Um licenciado em Marketing deve ser capaz de perceber o funcionamento da Organização, a sua missão e objetivos, os bens que produz/comercializa ou os serviços que presta, apreender de forma abrangente todas as vertentes do Marketing, conhecer a linguagem económico-financeira que lhe permita interpretar os indicadores de Gestão Comercial, compreender e antecipar as necessidades dos consumidores/utilizadores e planear e executar planos estratégicos e operacionais de marketing.
    Deve ainda conseguir projetar e aplicar estudos de mercado, fazer segmentação de mercados e conhecer e aplicar técnicas de marketing.

    PERFIL DE SAÍDA
    » Perceber o funcionamento da Organização, a sua missão e objetivos, os bens que produz/comercializa ou os serviços que presta;
    » Apreender de forma abrangente todas as vertentes do Marketing;
    » Conhecer a linguagem económico-financeira que lhe permita interpretar os indicadores de Gestão Comercial (quotas de mercado, volume de vendas, índices de penetração, share of voices, etc.);
    » Compreender e antecipar as necessidades dos consumidores/utilizadores;
    » Planear e executar planos estratégicos e operacionais de marketing;
    » Projetar e aplicar estudos de mercado;
    » Fazer segmentação de mercados;
    » Conhecer e aplicar técnicas de marketing;
    » Explicar o nível de implicação das decisões de marketing na rendibilidade da empresa;
    » Conhecer e aplicar ferramentas das tecnologias de informação e comunicação;
    » Mobilizar conhecimentos de ciências sociais e humanas;
    » Conhecer e aplicar métodos e técnicas de investigação social;
    » Possuir elevada capacidade de expressão comunicacional;
    » Comunicar em língua estrangeira.

    SAÍDAS PROFISSIONAIS
    Os diplomados em Marketing poderão aceder a um leque variado de funções profissionais, tais como:
    » Director de Marketing;
    » Analista de Mercado;
    » Gestor de Produto e Marcas;
    » Técnico Comercial;
    » Técnico de Publicidade;
    » Técnico de Relações Públicas;
    » Responsável de Imagem;
    » Responsável pela Criação e Lançamento de Novos Produtos e Serviços.

    EMPREGABILIDADE
    Consultar

    CARACTERIZAÇÃO
    CÓDIGO:
    CICLO:
    ÁREA CNAEF: Marketing e Publicidade
    IDIOMA DE ENSINO: Português
    DURAÇÃO: Seis semestres letivos
    CRÉDITOS TOTAIS: 180 unidades de crédito (ECTS)

    CONDIÇÕES DE ACESSO
    NÚMERO DE VAGAS
    PROVAS DE INGRESSO Uma das seguintes provas:
    04 Economia
    06 Filosofia
    13 Inglês
    18 Português
    CLASSIFICAÇÕES MÍNIMAS Nota de candidatura: 95 pontos
    Provas de ingresso: 95 pontos
    FÓRMULA DE CÁLCULO Média do Secundário: 65% + Provas de ingresso: 35%
    PREFERÊNCIAS Área de influência:
    Área de influência: Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Porto, Vila Real e Viseu
    Percentagem de vagas: 50.0%

    NOTA DO ÚLTIMO COLOCADO
    (Contingente Geral)
    2022/2023
    1ª fase: 136,5
    2ª fase: 133,2
    Mais informações Via Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior
    Via Concurso Especial Maiores de 23 anos
    Via Concursos Especiais
    Via Concurso Especial Cursos Profissionais e Artísticos
    Via Mudança de Par Instituição/Curso
    Via Reingresso
    Candidaturas para Estudantes Internacionais

    ACREDITAÇÃO E REGISTO
    Direção-geral do Ensino Superior (DGES)
    Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)

    RELATÓRIOS
    Autoavaliação do Curso
    Direção do Curso
  • Diplomas

    • Marketing

    Áreas Científicas

    • Marketing e Publicidade

    Planos de Estudo