O ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado(a) em Marketing tem 180 unidades de créditos (ECTS) e uma duração curricular de 3 anos (6 semestres) .
Habilitações: Regime Normal: 12º ano de escolaridade e aprovação em uma das provas de Ingresso: 04 Economia ou 06 Filosofia ou 13 Inglês ou 18 Português
Objetivos: Um licenciado em Marketing, deve ser capaz de: Perceber o funcionamento da Organização, a sua missão e objectivos, os bens que produz/comercializa ou os serviços que presta; Apreender de forma abrangente todas as vertentes do Marketing; Conhecer a linguagem económico-financeira que lhe permita interpretar os indicadores de Gestão Comercial; Compreender e antecipar as necessidades dos consumidores//utilizadores; Planear e executar planos estratégicos e operacionais de marketing; Projectar e aplicar estudos de mercado; Fazer segmentação de mercados; Conhecer e aplicar técnicas de marketing
Declaração de retificação n.º 524/2012 (Diário da República, 2.ª série ¿ N.º 76 ¿ 17 de abril de 2012) Perfil de Entrada: Regime Normal - com condições a definir pela entidade competente, tendo por base o artigo 12º da Lei nº 49/2005, de 30 de Agosto, que aprovou a segunda alteração à Lei de bases do sistema educativo e a primeira alteração à Lei de bases do financiamento do ensino superior; Regime de estudantes maiores de 23 anos, a quem a ESTG do IPG reconheça com base na experiência anterior, capacidades e competências que os qualifiquem para o ingresso, conforme Ante-Projecto de Decreto-Lei de Condições especiais de acesso e ingresso no ensino superior; Regime dos Cursos de Especialização Tecnológica (CET), sendo a formação realizada no CET creditada no âmbito do curso superior em que o titular do diploma de especialização tecnológica seja admitido, isto independentemente da via de acesso que tenha utilizado, conforme o artigo 29º do Projecto de Decreto-Lei dos Cursos de Especialização Tecnológica; Regime Especial - enquadrado na Proposta de Regulamento Interno para Oferta de Disciplinas Isoladas da ESTG, tendo por base a alínea a) do nº 5 do art. 1º da Proposta de Lei que regula a organização de diplomas do Ensino Superior.¿
Metodologias: As metodologias de avaliação da aprendizagem em cada disciplina/unidade curricular devem ter em consideração: os objectivos do curso e da disciplina/unidade curricular; as metodologias de ensino e aprendizagem; os conteúdos programáticos; os meios facultados ao aluno. A avaliação da aprendizagem pode ser de três tipos: avaliação contínua; avaliação periódica; avaliação por exame final.
Perfil de Saída: Perceber o funcionamento da Organização, a sua missão e objectivos, os bens que produz/comercializa ou os serviços que presta;Apreender de forma abrangente todas as vertentes do Marketing;Conhecer a linguagem económico-financeira que lhe permita interpretar os indicadores de Gestão Comercial (quotas de mercado, volume de vendas, índices de penetração, share of voices, etc.); Compreender e antecipar as necessidades dos consumidores/utilizadores; Planear e executar planos estratégicos e operacionais de marketing; Projectar e aplicar estudos de mercado; Fazer segmentação de mercados; Conhecer e aplicar técnicas de marketing; Explicar o nível de implicação das decisões de marketing na rendibilidade da empresa; Conhecer e aplicar ferramentas das tecnologias de informação e comunicação; Mobilizar conhecimentos de ciências sociais e humanas; Conhecer e aplicar métodos e técnicas de investigação social; Adquirir elevada capacidade de expressão comunicacional; Comunicar em língua estrangeira.
Saídas Profissionais: Os diplomados em Marketing poderão aceder a um leque variado de funções profissionais, tais como: - Director de Marketing; - Analista de Mercado; - Gestor de Produto e Marcas; - Técnico Comercial; - Técnico de Publicidade; - Técnico de Relações Públicas; - Responsável de Imagem; - Responsável pela Criação e Lançamento de Novos Produtos e Serviços.
Empregabilidade: Informação sobre a taxa de empregabilidade do curso disponível aqui.
DGES - Direção Geral do Ensino Superior Licenciatura - 1º ciclo Acreditação e registo:Com Acreditação em 2019, por 6 anos Limite de vagas fixado: 27 Registo inicial:R/A-Ef 235/2011 de 18-03-2011 Registos de alteração:R/A-Ef 235/2011/AL01 de 29-04-2020
A3ES - Agência de Avaliação e Creditação do Ensino Superior Acreditação A3ES