• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
Você está em: Início > Cursos > Licenciaturas > LM
Autenticação

Marketing

Sigla: LM
Departament: Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Grau: Licenciatura
Diplomas:
  • Marketing
Início de Funcionamento: 2006/07
Diretor(a): Ascensão Maria Martins Braga
Planos de Estudo:

Descrição

OBJETIVOS
Um licenciado em Marketing deve ser capaz de perceber o funcionamento da Organização, a sua missão e objetivos, os bens que produz/comercializa ou os serviços que presta, apreender de forma abrangente todas as vertentes do Marketing, conhecer a linguagem económico-financeira que lhe permita interpretar os indicadores de Gestão Comercial, compreender e antecipar as necessidades dos consumidores/utilizadores e planear e executar planos estratégicos e operacionais de marketing.
Deve ainda conseguir projetar e aplicar estudos de mercado, fazer segmentação de mercados e conhecer e aplicar técnicas de marketing.

PERFIL DE SAÍDA
» Perceber o funcionamento da Organização, a sua missão e objetivos, os bens que produz/comercializa ou os serviços que presta;
» Apreender de forma abrangente todas as vertentes do Marketing;
» Conhecer a linguagem económico-financeira que lhe permita interpretar os indicadores de Gestão Comercial (quotas de mercado, volume de vendas, índices de penetração, share of voices, etc.);
» Compreender e antecipar as necessidades dos consumidores/utilizadores;
» Planear e executar planos estratégicos e operacionais de marketing;
» Projetar e aplicar estudos de mercado;
» Fazer segmentação de mercados;
» Conhecer e aplicar técnicas de marketing;
» Explicar o nível de implicação das decisões de marketing na rendibilidade da empresa;
» Conhecer e aplicar ferramentas das tecnologias de informação e comunicação;
» Mobilizar conhecimentos de ciências sociais e humanas;
» Conhecer e aplicar métodos e técnicas de investigação social;
» Possuir elevada capacidade de expressão comunicacional;
» Comunicar em língua estrangeira.

SAÍDAS PROFISSIONAIS
Os diplomados em Marketing poderão aceder a um leque variado de funções profissionais, tais como:
» Director de Marketing;
» Analista de Mercado;
» Gestor de Produto e Marcas;
» Técnico Comercial;
» Técnico de Publicidade;
» Técnico de Relações Públicas;
» Responsável de Imagem;
» Responsável pela Criação e Lançamento de Novos Produtos e Serviços.

EMPREGABILIDADE
Consultar

CARACTERIZAÇÃO
CÓDIGO:
CICLO:
ÁREA CNAEF: Marketing e Publicidade
IDIOMA DE ENSINO: Português
DURAÇÃO: Seis semestres letivos
CRÉDITOS TOTAIS: 180 unidades de crédito (ECTS)

CONDIÇÕES DE ACESSO
NÚMERO DE VAGAS
PROVAS DE INGRESSO Uma das seguintes provas:
04 Economia
06 Filosofia
13 Inglês
18 Português
CLASSIFICAÇÕES MÍNIMAS Nota de candidatura: 95 pontos
Provas de ingresso: 95 pontos
FÓRMULA DE CÁLCULO Média do Secundário: 65% + Provas de ingresso: 35%
PREFERÊNCIAS Área de influência:
Área de influência: Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Porto, Vila Real e Viseu
Percentagem de vagas: 50.0%

NOTA DO ÚLTIMO COLOCADO
(Contingente Geral)
2022/2023
1ª fase: 136,5
2ª fase: 133,2
Mais informações Via Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior
Via Concurso Especial Maiores de 23 anos
Via Concursos Especiais
Via Concurso Especial Cursos Profissionais e Artísticos
Via Mudança de Par Instituição/Curso
Via Reingresso
Candidaturas para Estudantes Internacionais

ACREDITAÇÃO E REGISTO
Direção-geral do Ensino Superior (DGES)
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)

RELATÓRIOS
Autoavaliação do Curso
Direção do Curso

Áreas Científicas

  • Marketing e Publicidade