Sigla: | TCPA |
Departament: | Escola Superior de Turismo e Hotelaria |
Grau: | Técnico Superior Profissional |
Início de Funcionamento: | 2015/16 |
Diretor(a): | Nelson Manuel Loureiro Soares |
Planos de Estudo: |
OBJETIVOS | ||||||||||||||||
Formar profissionais que concebem, organizam e executam as atividades de preparação e confeção alimentar, acompanhando as tendências de evolução e criatividade ao nível da cozinha e da gastronomia, respeitando os princípios da sazonalidade, nutrição e higiene alimentar. | ||||||||||||||||
ATIVIDADES PRINCIPAIS | ||||||||||||||||
» Participar na organização da cozinha. Elaborar o Plano de Cozinha, tendo em consideração os princípios e procedimentos do sistema de HACCP, bem como as normas higiosanitárias dos espaços, equipamentos e utensílios. » Definir as normas de arrumação, inventariação e manutenção dos equipamentos e utensílios. » Elaborar o organograma e organizar a brigada de cozinha, definindo as funções dos seus elementos, a hierarquia na cozinha e as responsabilidades dos vários cargos. » Conceber e executar receitas inovadoras, no cumprimento das regras de higiene e segurança alimentar e utilizando novos processos de confeção e regeneração, novos equipamentos e novos produtos, garantindo a qualidade dos produtos confecionados. » Empratar, criando novas formas decorativas de disposição dos produtos. » Definir, desenhar menus e colaborar na elaboração da carta de vinhos em restaurante e/ou em indústria de catering, tendo em conta a otimização financeira dos custos e receitas. » Estabelecer contratos com fornecedores, tendo em vista a minimização de custos e o controlo de qualidade dos produtos adquiridos. » Calcular os rácios de custo/receita do menu, tendo em consideração todos os indicadores de custos de produção. » Gerir o stock e aprovisionamento aplicando o standard operating procedure do inventário físico, tendo em consideração os menus definidos. » Gerir e controlar os custos de produção. » Colaborar na definição dos objetivos comerciais, tendo em conta o tipo de produto e serviço adaptado ao cliente. » Colaborar na definição das estratégias de marketing e vendas, tendo em consideração o tipo de menu determinado. » Garantir a segurança do serviço prestado ao cliente, identificando situações de risco e agindo em conformidade. » Definir procedimentos de atuação em situações de emergência. |
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ÁREA DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO | ||||||||||||||||
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LICENCIATURAS DE ACESSO COM DISPENSA DA PROVA DE INGRESSO | ||||||||||||||||
» Gestão Hoteleira » Restauração e Catering » Turismo e Lazer |
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CARACTERIZAÇÃO | ||||||||||||||||
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CONDIÇÕES DE ACESSO | ||||||||||||||||
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RELATÓRIOS | ||||||||||||||||
Direção de Curso |